Atualizado em: 4 de agosto de 2021 às 21:44h
Encontre o que você precisa aqui:

Prefeitura de Alhandra distribui, nesta sexta(14), mais de 100 doses da vacina contra a febre aftosa; as doses estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura

Início Prefeitura de Alhandra distribui, nesta sexta(14), mais de 100 doses da vacina contra a febre aftosa; as doses estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, distribuiu, nesta sexta-feira(14), aos criadores de bovinos de Alhandra, mais de 100 doses de vacina contra febre aftosa. A ação foi acompanhada pelo prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, pela vice-prefeita, Zilda do Varejão e pelo secretário municipal de Agricultura, Marcos Antonio. O medicamento é disponibilizado gratuitamente, aos criadores cadastrados na Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), para imunização dos animais.

 

As doses estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura, e os criadores das 8h às 13h, durante toda a semana. Na avaliação do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, o maior benefício de todo esse trabalho é tornar efetivamente igualitário o negócio pecuário e oferecer aos criadores de Alhandra as mesmas condições dos demais municípios e estados. “Essa distribuição e incentivo a vacinação é um demonstrativo do quanto estamos preocupados com o homem do campo, reafirmando o compromisso e cuidado com os nossos produtores e criadores. A prevenção contra a febre aftosa é um empenho integrado entre estado, município e produtor rural”, disse Marcelo.

 

A febre aftosa

 

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos, são eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil encontramos apenas os tipos A, O e C.

 

O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

 

A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

 

Sintomas

Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. O animal baba muito, contaminando todo o ambiente e tem grande dificuldade para se alimentar e para se locomover, em razão das feridas nos cascos. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicados. A intensidade da doença é variável, mas sabe-se que ela atinge mais animais jovens, principalmente os que estão em aleitamento.

 

O tratamento dessa doença é feito com a total desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais, tratamento com medicação nas feridas dos animais e tratamento com tônicos cardíacos em animais com muita fraqueza.

 

No Brasil, a prevenção dessa doença é feita por meio de vacina obrigatória. A vacinação é obrigatória a todos os criadores de animais, de forma que as recomendações do fabricante com relação à dosagem, prazo de validade, modos de conservação, entre outros, sejam obedecidas.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

14/05/2021

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support