Atualizado em: 22 de outubro de 2021 às 10:52h
Encontre o que você precisa aqui:

Prefeitura de Alhandra fará regularização fundiária urbana; ação contará com o auxílio da corregedoria do TJ

Início Prefeitura de Alhandra fará regularização fundiária urbana; ação contará com o auxílio da corregedoria do TJ

A Prefeitura de Alhandra com o auxílio do Tribunal de Justiça(TJ) realizará a Regularização Fundiária Urbana(REURB) no município. O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, a vice-prefeita, Zilda do Varejão, o procurador municipal, Rodrigo Diniz e o presidente da Câmara Municipal, Val Belmiro, receberam, nesta quinta-feira(07), no gabinete do chefe do executivo municipal, A Corregedoria do TJ, o juiz do comarca de Alhandra, Antonio Eimar e a representante do cartório de registro de imóveis, em Alhandra, com o objetivo de realizar o REURB S e o REURB E.

 

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, afirmou que tem muito interesse por esta ação. “Na quinta-feira, tive a satisfação em receber a Corregedoria do TJ, o juiz da comarca de nosso município, Antônio Eimar e a representante do cartório de registro de imóveis para juntos fazermos a regularização fundiária em nosso município, pois esse é um tema que tenho muito interesse em realizar”, afirmou, Marcelo.

 

A REURB é o procedimento por meio do qual se garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas. A REURB consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

 

A regularização fundiária, conforme o art. 13 da Lei Federal 13.465/2017, é classificada em regularização fundiária de interesse social (REURB-S) e interesse específico (REURB-E). Conforme o art. 47 da Lei Federal 11.977/2009, é classificada em regularização fundiária de interesse social e interesse específico. A regularização fundiária serve para compatibilizar o registro de imóveis com a realidade. O produto final da REURB é um direito real registrado no cartório de imóveis, garantindo a segurança jurídica na posse para o morador do imóvel regularizado.

 

A Prefeitura de Alhandra já realizou levantamento do cadastro imobiliário no município, fará também levantamento com dados de georeferenciamento. A parceria com a corregedoria do TJ irá promover treinamento com os funcionários do setor de tributos e criar uma comissão entre  prefeitura, cartório de registro imobiliário e corregedoria do TJ para colocar em prática a regularização de imóveis urbanos e rurais, no município de Alhandra.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

texto: Wagner Mariano

foto: Junior Silva

08/10/2021

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support