A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na última sexta-feira(18), o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ele tem o objetivo de oferecer acesso, aos agricultores, ao Agroamigo. A inscrição no CAR não possui prazo para encerramento. Ela está sendo realizada na sede da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no bairro Nova Alhandra, antiga Casa das Artes. Para o cadastro são necessários xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, escritura da terra ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e título eleitoral.
O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Com o cadastro, o agricultor terá acesso ao Agroamigo. Ele é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, que oferece crédito produtivo e orientado a milhares de famílias do campo.
A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.
fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra
texto: Wagner Mariano
foto: reprodução
31/03/2022