Atualizado em: 1 de dezembro de 2021 às 15:59h

Início PREVCOV: Governo Federal lança uma das maiores pesquisas de prevalência da Covid-19; em Alhandra pesquisa inicia nos próximos dias, diz secretário de saúde

O Ministério da Saúde, apresentou uma das maiores iniciativas no campo das pesquisas de prevalência da infecção por Covid-19. O estudo, que irá mostrar o comportamento do vírus em território nacional, vai contar com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios. Em Alhandra equipes estarão realizando a pesquisa nos próximos dias. Os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, no município está prevista a participação de 93 pessoas, em cerca de 27 domicílios. “De acordo com ofício do Ministério da Saúde, teremos a participação de cerca de 93 pessoas, vale lembrar que Alhandra também participa de uma segunda pesquisa, sobre Febre Amarela, desde de 2016. Nos próximos dias equipes irão visitar domicílios coletando os dados e fazendo testagem”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho.

A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PREVCOV) é uma parceria entre o IBGE, OPAS, Fiocruz, Conass e Conasems. O estudo de soroprevalência vai mostrar qual é o comportamento do vírus no Brasil, como e em quais estados, capitais ou regiões metropolitanas a infecção pela Covid-19 tem sido mais intensa. Os resultados dos exames dos participantes servirão como uma amostragem para a pesquisa, indicando qual é o cenário epidemiológico em todas as regiões do país.

foto: arquivo

04/09/2021