Atualizado em: 27 de outubro de 2021 às 17:02h

Início Professores das disciplinas de português e matemática do ensino fundamental de Alhandra participam de formação para orientar alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

A prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta terça-feira(20), um ciclo de formação para professores das disciplinas de Português e Matemática do 5º e 9º do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O encontro tem o objetivo de preparar os educadores para que eles possam passar conhecimentos e orientações necessárias aos alunos que farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica(Saeb).

As formações irão acontecer a cada 15 dias. O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira(20), na Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó, em Alhandra. “Hoje estamos reunidos com nossos professores do 5º e 9º ano do ensino fundamental das disciplinas de português e matemática. Estamos trabalhando os descritores da prova do Seab, ou seja, os profissionais que irão descrever as provas, com orientações e conteúdo, preparando nossos alunos. Eles darão suporte aos alunos que irão fazer a prova Brasil que é usada para fazer o levantamento do índice do Ideb”, disse o secretário municipal de Educação, Fernando Lima.

A prova Saeb é um conjunto de avaliações que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira conhecer de forma aprofundada a educação básica em nosso município. Além disso, através do exame é possível analisar os fatores que podem atrapalhar o desempenho do estudante e propor medidas e ações que contribuem para o desenvolvimento educacional no município.

O Saeb é composto por testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada. Os resultados obtidos permitem avaliar os níveis de aprendizagem e são um indicativo da qualidade do ensino no país. As médias de desempenho dos alunos e os dados do Censo Escolar formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo o secretário municipal de Educação, Fernando Lima, a formação será durante todo o dia de forma presencial, mas o próximo encontro, previsto para o dia 3 de agosto, poderá acontecer de forma remota, a depender do cenário das medidas em combate ao coronavírus. Se as aulas forem retomadas, as formações serão realizadas de forma presencial.

foto: Junior Silva e Ailton Cunha

20/07/2021