Atualizado em: 6 de maio de 2022 às 12:02h
Encontre o que você precisa aqui:

Professores em Alhandra reforçam acompanhamento dos alunos em Busca Ativa do EJA; 8 escolas municipais oferecem a modalidade escolar

Início Professores em Alhandra reforçam acompanhamento dos alunos em Busca Ativa do EJA; 8 escolas municipais oferecem a modalidade escolar

Para os professores motivar os estudantes, sem dúvida, foi um dos muitos desafios enfrentados nos últimos meses. Para superar esta dificuldade, é fazer dos obstáculos degraus de aprendizado e conquistas os educadores de oitos escolas municipais que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Alhandra, buscaram alternativas para manter os estudantes integrados ao ambiente escolar. A Busca Ativa consiste em uma ação que vem sendo realizada na Educação de Jovens e Adultos, objetivando alcançar um maior número possível de jovens e adultos que se encontram fora da sala de aula ou mesmo que, em dado momento da vida necessitam interromper a sua formação escolar, em tempo regular. 

 

De acordo com o coordenador do EJA, Joselito Braga, é desafiador. “Tratando-se de uma medida desbravadora e de cunho social, os profissionais da educação do nosso município, realizam-na, fazendo buscas em todos os cantos da cidade e zona rural, conscientizando e motivando alunos a retomarem sua jornada estudantil”, afirmou Joselito. 

 

A ação que iniciou em 2021 vem dando certo no município e este ano foi iniciada provocando reflexos positivos ampliando o quantitativo de matrículas ativas em oito escolas do município. As unidades escolares municipais que oferecem a modalidade são: Escola Adauto Ferreira de Paula, Alfredo Cipriano, Antenor Ferreira, Bernardina, Herculano Bandeira, João Francisco de Lima, José Fernandes Barbosa e a Escola Zélia Correia do Ó.

 

Para ser matriculado na EJA, o estudante precisa ter no mínimo 15 anos completos, sem limite máximo de idade e ingressar nos anos iniciais da EJA (ciclos I e II), e para os anos finais (ciclos III e IV), o candidato precisa ter pelo menos 16 anos completos. De acordo com a coordenação da EJA, a meta é alcançar o número máximo de alunos regularmente matriculados nas unidades escolares municipais. 

 

O coordenador do EJA, Joselito, disse ainda que os alunos recebem os profissionais com muita alegria. “A busca ativa é sempre recebida com entusiasmo e alegria dos alunos, que em sua maioria aceitam o convite e retornam ao convívio escolar. Esses alunos voltam à sala de aula, pretendendo não apenas dominar a leitura e a escrita, mas também realizar sonhos adormecidos, como ingressar na universidade e alcançar a formação profissional, além de participarem de um espaço de convivência, melhorando sua relação com a sociedade”, disse ele.  

 

Para mantê-los na escola, a EJA, vem implantando algumas propostas e projetos inovadores para o município, a exemplo do Projeto Filhos da EJA, com a criação de espaços recreativo, oferecendo cuidadores para os filhos pequenos dos alunos da Modalidade de ensino, de modo a permitir que os estudantes possam ter uma maior concentração e aproveitamento das aulas, facilitando o aprendizado e a permanência dos mesmos na escola. 

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

texto: Wagner Mariano

foto: Jessana Ômega

03/03/2022

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support