Atualizado em: 27 de novembro de 2021 às 8:45h

Início Programa Continuar Cuidando faz testes por amostragem a prevalência da Covid-19 em alunos e professores de creche municipal, na cidade de Alhandra; o teste verifica a incidência do coronavírus nas escolas para retomada das aulas com mais segurança

A Prefeitura de Alhandra, por meio das Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretaria Estadual de Saúde e Educação e da Ciência e Tecnologia, realizou nesta terça-feira(26) testes por amostragem para verificar a prevalência da Covid-19 em escolas. O projeto é por meio do Projeto Paraíba Educa, e contempla desde o ensino infantil à educação superior. Ele tem o objetivo de oferecer um maior nível de confiabilidade no planejamento e retomada das atividades escolares presenciais, por meio do mapeamento da incidência do coronavírus no ambiente educacional.

Em Alhandra a Creche Municipal, Alaíde Pessoa, foi contemplada com os testes do Programa Continuar Cuidando. Realizado por amostragem, onde algumas das escolas são contempladas. “Essa ação aconteceu em nossa unidade, nesta terça-feira, e nos traz um conforto quanto ao retorno das aulas presenciais. Com a aplicação destes testes, ficamos mais confiantes para podermos ensinar aos nossos alunos. Com isso damos mais segurança para essas crianças, e teremos mais segurança também”, afirmou a gestora da creche municipal, Adinelia Andrade.

O secretário municipal de Educação, Fernando Lima, afirmou que é muito importante a aplicação dos testes para o retorno das aulas presenciais. “A importância desses testes é muito significativa, pois assim como afirmou o secretário de estado de Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, é muito importante olharmos para a prevalência da covid nos níveis de ensino, para que decisões a respeito da retomada possam ser cada vez mais embasadas em dados científicos e assim a gente possa retomar as aulas de forma presencial com mais tranquilidade”, disse o secretário municipal de Educação, Fernando Lima.

A testagem está sendo realizada através de um antígeno, um teste de swab que tem o resultado em poucos minutos. Ele foi aplicado em alunos e professores que retomaram as aulas de forma híbrida. Na Creche Alaíde, em Alhandra, os alunos que participaram da amostragem receberam brinquedos. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a coleta dos testes.

foto: Ailton Cunha

26/10/2021