Atualizado em: 18 de setembro de 2021 às 22:28h
Encontre o que você precisa aqui:

Rede Municipal de Ensino, em Alhandra, oferece educação inclusiva e transforma escola em um espaço para todos

Início Rede Municipal de Ensino, em Alhandra, oferece educação inclusiva e transforma escola em um espaço para todos

A prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece Educação inclusiva que compreende a Educação Especial dentro da escola regular. Com os cuidados especiais a escola é transformada em um ambiente para todos. Uma das instituições de ensino que trabalha com a educação inclusiva, em Alhandra, é a Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó. Atualmente são cinco unidades que foram contempladas com salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dessas, quatro estão com os atendimentos funcionando, devido a demanda de crianças matriculadas. 

 

Os alunos têm recebido uma atenção especial para poderem estudar.  A educação inclusiva favorece a diversidade, propondo meios e capacitando professores considerando que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. No município as Escolas Municipais contempladas com a AEE são: Alfredo José de Carvalho, Alfredo Cipriano, Creuza Raquel, José Fernandes e Zélia Correia do Ó.

 

De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva, Jamille Ramo, os locais dos atendimentos possuem necessidades especiais. “Nossas salas de AEE fornecem exclusivamente às crianças que têm alguma deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação. Justamente para que contribua com o desenvolvimento, potencializando habilidades e estimulando o cognitivo das crianças, tendo em vista autonomia e independência na escola e fora dela”, afirmou a coordenadora da Educação Inclusiva, Jamille Ramo.

 

Alguns alunos possuem necessidades que interferem no processo de aprendizagem, exigindo uma atitude educativa específica do professor. Desta forma este profissional tem buscado na utilização de recursos e apoio especializados garantir a educação e o aprendizado eficiente de todos os alunos. Estas crianças não são excluídas da sala de aula regular, elas frequentam as aulas regulares e as aulas de AEE.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Alhandra tem 95 alunos matriculados que são atendidos pelo AEE. Todas possuem laudos anexados aos dados cadastrados na matrícula. São 45 cuidadores distribuídos em 12 escolas que possuem crianças com alguma deficiência.

 

“Não são todas as crianças, mas existem aquelas que precisam de um suporte para que desempenhem alguma atividade diária, visto que, possui alguma limitação de comunicação, de orientação, de compreensão, de mobilidade, de locomoção, entre outros. Por isso se faz necessários cuidadores escolares. Eles auxiliam as crianças a realizarem as atividades propostas pelos professores durante a aula e atividades extraclasse, viabilizando a participação efetiva e inclusiva na escola”, declarou Jamille.  

 

“As aulas para a Educação Inclusiva, estão na modalidade híbrida (remota e presencial), desde março. De forma remota os professores ministram as aulas da sala de aula regular e o AEE é realizado pelos cuidadores de forma presencial. Temos ótimos profissionais que trabalham com alunos que necessitam de cuidados especiais. Pois devemos educar as crianças em um mesmo contexto escolar, e não estamos negando a dificuldade dos alunos, estamos incluindo eles no processo de aprendizagem, as diferenças não são vistas como problemas, elas são vistas como diversidade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Lima. 

 

Ele ainda disse que a variedade, diante da realidade social, amplia a visão de mundo e proporcionam o desenvolvimento de oportunidades e convivência a todas as crianças, com a educação inclusiva. Os cuidadores têm um papel muito importante no desenvolvimento, pois eles auxiliam na efetivação das atividades propostas pelos professores. A realização das tarefas acontece nas escolas ou quando a criança não consegue ir à unidade de ensino devido algum problema físico, desta forma, os professores se deslocam até a residência do alunos e levam as atividades até eles. 

 

Essas escolas têm desenvolvido trabalhos incríveis mudando a vida de diversos alunos e famílias. Os professores se mobilizam com os cuidadores para confeccionar jogos para que a criança aprenda também o conteúdo de maneira lúdica, prazerosa e compreenda a proposta curricular da escolar desenvolvendo o conhecimento cognitivo aguçando a aprendizagem do aluno.

 

“Com a construção de uma educação inclusiva, nos propomos a preservar a diversidade que temos nas escolas públicas em oportunidades para o atendimento das necessidades de aprendizagem dando destaque às competências, capacidades e potencialidades do 

professor que tem um papel importante no desenvolvimento do aluno”, completou o secretário municipal de Educação, Fernando Lima. 

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

texto: Wagner Mariano

foto: Junior Silva / Ailton Cunha / ascom

29/07/2021 

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support