Atualizado em: 24 de janeiro de 2022 às 11:16h

Início SMTRAN inicia renovação e novos cadastros de cartão de estacionamento PcD e idosos, em Alhandra

As credenciais que permitem o estacionamento de veículos com idosos ou pessoas com necessidades especiais (PNE) nas vagas especiais têm validade de um ano. A informação da validade consta na credencial e é preciso estar atento a ela porque o uso da credencial fora da validade pode caracterizar uso irregular dessas vagas, ou seja, infração de trânsito.

A renovação dessas credenciais ocorre mediante solicitação presencial na Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), localizado à rua Godofredo da Silveira nº 116, próximo a praça da Bíblia, na cidade de Alhandra.

De acordo com o superintendente da SMTRAN, Carlos Souza, o órgão está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Quem tem direito a estacionamento especial? Pessoas idosas (com 60 anos ou mais) e pessoas com necessidades especiais (condições que podem ser físicas, sensoriais ou intelectuais comprometidas), como câncer, autismo, síndrome de Down ou com alguma dificuldade de locomoção (inclusive temporária). É importante esclarecer que o titular da credencial não precisa ser o motorista. A credencial pode ser utilizada em qualquer veículo que transporte o idoso/PNE naquele momento; incluindo um táxi, por exemplo. As vagas especiais são sinalizadas com a palavra “Idoso” e o símbolo internacional de acessibilidade (cadeira de rodas).

A validade da credencial será até 31 de dezembro. Para renovar ou realizar novo cadastro o idoso deve comprar a SMTRAN com os seguintes documentos: xerox do carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Já o PcD: xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico.

foto: arquivo / ascom / Junior Silva

06/01/2021