Atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 8:34h

Início Solenidade de posse de conselheiros municipais de Saúde aconteceu nesta quinta-feira, em Alhandra

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira(30) na sede do órgão a solenidade de posse dos conselheiros municipais de saúde. “Eles são a ligação direta do município com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, que já foi presidente do conselho municipal de saúde por duas vezes.

“O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, tem buscado inserir cada vez mais a participação da população nas decisões e o conselho é uma ótima ferramenta de controle social. O nosso gestor tem interesse em dar ouvido a sociedade valorizando as ações municipais”, afirmou Harvey.

O SUS traz em um dos seus princípios mais importante a relação com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no SUS. O Conselho Municipal garante a participação direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde no município.

O Conselho Municipal de Saúde controla o dinheiro da saúde, monitora a execução das ações na área da saúde, participa da formulação das metas para a saúde, faz o acompanhamento das verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais. Além dessas ações, ele se reúne ao menos uma vez por mês.

A formação do Conselho contou com representantes do governo municipal, o secretário municipal de saúde, Harvey Carvalho e o secretário adjunto da pasta, Romildo Ferreira como suplente. Os representantes dos prestadores de serviço da Saúde, servidores efetivos da Saúde, da Igreja Batista, da Igreja Católica, do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde, da Associação de Sarapó e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alhandra.

foto: Ailton Cunha

01/10/2021