CRAS de Alhandra promove ação do Janeiro Branco com palestra e serviços de cuidado à saúde mental

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alhandra realizou, nesta terça-feira (3), uma ação intersetorial em alusão à campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a saúde mental e emocional dos trabalhadores da rede de assistência social do município.

A iniciativa, articulada pelo CRAS de Alhandra em parceria com serviços da Proteção Social Básica no Domicílio para gestantes e crianças e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, aconteceu no bairro Bela Vista e teve como foco a formação intersetorial dos profissionais.

Durante a programação, os participantes acompanharam palestra educativa, momentos de diálogo e atividades voltadas ao cuidado com a saúde, com serviços como ventosaterapia, massagem, orientação nutricional e atendimentos psicológicos, conduzidos pela equipe do E-multi.

O público-alvo envolveu equipes do CRAS de Alhandra e Mata Redonda, além de profissionais do SCFV, SPSBD-GC e CREAS, reforçando a importância do autocuidado no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Durante o evento, o secretário de Assistência Social, Ulisses Felix, destacou a necessidade de atenção contínua à saúde emocional dos servidores.

“É importante tratarmos da nossa saúde mental tanto no âmbito de nosso trabalho, onde passamos boa parte de nosso tempo, mantendo relações interpessoais saudáveis e com respeito, quanto também em nossa vida particular e fazendo, sempre que possível, coisas agradáveis para nós mesmos e assim manter nossa saúde mental em equilíbrio. Minha gratidão a todos que estavam presentes e à equipe do E-multi que levou uma palestra sobre saúde mental e serviços como o de ventosa e massagem”, pontuou.

A coordenadora do CRAS, Charlene Inácio, também ressaltou o impacto positivo da ação para os profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.

“Cuidar de quem cuida é fundamental. Nossos servidores lidam diariamente com realidades sensíveis, e momentos como esse fortalecem o emocional, promovem bem-estar e refletem diretamente na qualidade do atendimento prestado à comunidade.”

A campanha Janeiro Branco tem como foco estimular reflexões sobre equilíbrio emocional, prevenção do adoecimento mental e valorização da saúde psicológica, especialmente em ambientes de alta demanda social.

Secom Alhandra

 

  • Ciência e Saúde