Município de Alhandra apresenta novo formato do serviço de proteção à primeira infância
Cuidar desde o começo é investir no futuro. Com esse propósito, a Prefeitura de Alhandra realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma importante reunião com famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos (SPSBD-GC). O encontro reforçou o compromisso do município com o desenvolvimento integral da primeira infância, fortalecendo vínculos, promovendo informação e garantindo um atendimento cada vez mais humanizado.
A reunião marcou a apresentação da nova resolução que oficializa a transição do antigo Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz para o atual SPSBD-GC, consolidando uma nova etapa nas políticas públicas voltadas às gestantes e crianças de Alhandra.
Durante o encontro, foram dialogados temas fundamentais para o funcionamento do serviço, como o número de visitas domiciliares mensais, a atualização da nomenclatura dos profissionais, que passam a ser chamados de Educadores Sociais, substituindo o termo “visitadores”, e a atuação intersetorial do SPSBD-GC, articulada com outros setores da rede de proteção social, como saúde, educação e assistência social.
Ao todo, 10 famílias participaram do momento, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Ulisses Félix, da secretária adjunta Rayara Dayane, além de coordenadores e educadores sociais responsáveis pela execução do serviço no município.
Iniciativas como essa fortalecem o diálogo entre a gestão pública e as famílias, promovem transparência e reafirmam o compromisso da Prefeitura de Alhandra com políticas públicas que priorizam o cuidado, a proteção e o desenvolvimento saudável das crianças desde a primeira infância.
Secom Alhandra