Município de Alhandra mobiliza rede intersetorial para garantir cuidado integral a adolescentes gestantes
A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta semana uma ação intersetorial voltada ao cuidado integral de adolescentes grávidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A iniciativa tem como foco a construção de um Fluxo de Cuidado Integral para Adolescentes Gestantes, garantindo atendimento articulado entre os serviços da rede de proteção e acompanhamento contínuo das jovens e suas famílias.
De acordo com Madalena Dias, diretora do Departamento de Assistência Social da SEASCH, o trabalho está sendo desenvolvido ao longo de toda a semana nas unidades de saúde.
“Estamos realizando um trabalho durante essa semana nas UBS sobre gravidez na adolescência. Durante toda a semana iremos passar pelas Unidades de Saúde, pactuando o apoio dos profissionais para a realização do trabalho intersetorial e atender as adolescentes grávidas.”
Nesta segunda-feira (02), a equipe visitou a Unidade Básica de Saúde do Oiteiro II, a UBS de Salgadinho e a UBS do Centro I. Participaram das reuniões representantes do CREAS, do Conselho Tutelar, além das equipes das próprias unidades, enfermeiros, médicos, recepcionistas, agentes comunitários de saúde (ACS), nutricionistas e dentistas, bem como mobilizadoras da Saúde e da Assistência Social.
O objetivo foi discutir o cuidado das adolescentes grávidas e construir um fluxo de trabalho integrado, assegurando que as gestantes tenham acesso aos serviços da rede, como CREAS, Conselho Tutelar e o Serviço de Proteção Social Básica para gestantes. A proposta é garantir um acompanhamento integral, fortalecendo a proteção social e promovendo a conscientização da adolescente e da família sobre a importância da prevenção de novas gestações na adolescência.
A ação segue durante a semana conforme cronograma:
02/03/2026 – 08h (Oiteiro), 10h (Salgadinho) e 11h (Centro I)
03/03/2026 – 08h (Nova Alhandra) e 10h (Acais/Subaúma)
05/03/2026 – 08h (Mata Redonda II – atendimento às unidades de Taperubus, Vieira, Mata Redonda II e Mata Redonda I)
06/03/2026 – 08h (Centro Alhandra) e 10h (Centro II)
Secom Alhandra