Saúde de Alhandra avança na padronização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

Com foco na organização da assistência farmacêutica e na ampliação do acesso da população aos medicamentos essenciais, a Secretaria de Saúde de Alhandra promoveu, em sua sede, uma reunião estratégica para discussão e elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).

O encontro reuniu um grupo de trabalho formado por médico e enfermeira da Atenção Primária à Saúde, coordenadores e diretores da Rede de Atenção em Saúde, além de representantes da Secretaria de Finanças e do Controle Interno. A participação integrada das áreas técnica, administrativa e de controle contribuiu para o fortalecimento do processo de padronização e tomada de decisões mais eficientes.

Durante a reunião, foram analisados critérios técnicos para a definição dos medicamentos que passarão a compor a REMUME, considerando as necessidades de saúde da população, o perfil assistencial do município, a organização dos serviços e o uso racional dos recursos públicos.

Como resultado, foi pactuado um novo fluxo de distribuição e acesso aos medicamentos, com o objetivo de garantir mais eficiência, transparência e organização nos serviços ofertados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão com a qualificação da política de saúde, assegurando equidade no acesso aos medicamentos, fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, otimização dos recursos financeiros e uma gestão pública responsável e transparente.

Secom Alhandra

  • Ciência e Saúde